domingo, 19 de junho de 2011

Resenha do capítulo 1 do livro “Português Oral Culto de Fortaleza: estudos descritivos”. Monotongação da norma culta de Fortaleza (Aluiza Alves de Araújo)


O  livro “Português Oral Culto de Fortaleza: estudos descritivos”, traz um capítulo dedicado a pesquisa da Profa. Dra. Aluiza Alves de Araújo da Universidade Estadual do Ceará, em que aborda aspectos da fala culta dos fortalezenses, baseada na Teoria da Variação Linguística, de Labov.  Em sua pesquisa se utilizou de 62 inquéritos coletados  pelo Projeto PORCURFORT (Português Oral Culto de Fortaleza), onde os constituintes da amostra estão distribuídos  em função do sexo, faixa etária e tipo de registro: elocuções formais, diálogos entre informante e documentador e diálogos entre dois informantes. Todos os constituintes da amostra são fortalezenses natos, filhos de cearenses, residentes em Fortaleza e possuem nível superior.
Sobre esses aspectos o capítulo dedica-se ao estudo sobre  Monotongação dos ditongos [ay] [ey] [ow].
A monotongação consiste na supressão da semivogal do ditongo. Dentro dessa perspectiva , no falar de Fortaleza, os ditongos podem ou não sofrerem essa transformação.  Dos ditongos [ay] [ey] e[ ow] as formas monotongadas [a] [e] [o].
Com relação ao ditongo [ay], este foi o que mais  conservou  a semivogal, e ofereceu menos formas monotongadas. As variáveis de análise foram o tipo de registro, o contexto fonético posterior e anterior. Com relação ao contexto fonético posterior as formas monotongadas do ditongo [ay] se dão na maior parte das vezes diante da palatal[], e as vogais são inibidoras do processo. Os demais contextos ([h], [v], [s], [b] [.d], [r] , [n], [f],[m], [t], [z], [[p], [l], [k] e a pausa conservam o ditongo.
A autora faz uma citação a respeito da distinção feita por Bisol de ditongo pesado e leve. O ditongo pesado possui duas vogais e tende a ser mantido, ex: pai [´pay]. O ditongo  leve ora se manifesta ora não, apresentando na estrutura adjacente apenas uma vogal , formando-se a semivogal em nível mais próximo à superfície, ex: ouro [´or]. O ditongo pesado  forma pares mínimos com a vogal simples, ex: pai e pá, sendo assim um ditongo fonológico. Enquanto o ditongo leve, alterna com a vogal simples, mas não provoca mudança de sentido, daí sua denominação, ditongo fonético.
Ela se utiliza desse argumento para explicar, que,  o uso categórico do ditongo [ay] nos contextos[ h], [v], [s], [b] [.d], [r] , [n], [f],[m], [t], [z], ʊ[p], [l], [k] , parece confirmar  que em posição final o ditongo [ay] forma pares mínimos  com a vogal simples, recebendo a denominação de ditongo fonológico.
Ela analisa ainda sob as variáveis contexto anterior, e tipo de registro.
Resumidamente, o tipo de registro, influenciará muito na utilização do ditongo e (ou) do monotongo, pois dependendo do contexto de fala, o monotongo tende a ser evitado.
Em relação ao contexto anterior, os fonemas [m], [s], [b] são os que mais sofrem a monotongação, enquanto os segmentos [v], [n], [r], [t], [d], [Ʒ],  [g], [h] e as vogais aparecem como inibidoras da monotongação.
Sobre a monotongação do ditongo [ey], algumas outras variáveis em relação ao ditongo [ay], foram selecionadas para análise. Mas focalizei o assunto na variável contexto posterior.
O monotongo [e], variante do ditongo [ey], em relação ao contexto posterior, é na maioria das vezes aplicado quando  pelos segmentos das fricativas [ʃ], [Ʒ] e a vibrante simples [r] ex: [ ´bey3o~´be3u]. Já  as vogais e os fonemas [t], [m], [g] inibem o processo. Seguido pelos contextos [p], [n], [s], [d], [v], [l], [k], [b], [z], e por pausa o ditongo se conserva, ex:  [´reyn ʊ].
O ditongo [ow] é o que mais apresenta a variante monotongada. Em relação a ele me concentrei em resumir a análise da variável contexto posterior e a tonicidade. O contexto fonético posterior foi a variável selecionada como o primeiro fator condicionante da montongação do ditongo [ow]. A pausa, a latera[l], a oclusiva[k], a fricativa[ʃ], são segmentos de maior aplicação da regra, ex: louca, [´lok ə], enquanto os fones[t], [s], [v], [b] e [f]são inibem o processo. Entrando na variável tonicidade, o monotongo[o] é favorecido  quando o ditongo[ow] se encontra em sílaba tônica, ex: couro [´kour ʊ ~´kor ʊ]. Em  sílabas pretônicas o  a monotongação é inibida.




Por Priscila Sousa

Nenhum comentário: