segunda-feira, 27 de junho de 2011

Entrevista com Yvantelmack

NOME: YVANTELMACK DANTAS VALÉRIO
PROFISSÃO: PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
TITULAÇÃO: MESTRE EM LINGUÍSTICA PELA UFC








O falar regional:  Do que trata a Sociolinguística? Você têm experiências na área?


Yvantelmack:  A SOCIOLINGUÍSTICA É A DISCIPLINA QUE ESTUDA A RELAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS LINGUÍSTICOS E A ORGANIZAÇÃO DAS COMUNIDADES QUE DELES FAZEM USO, PROCURANDO ENTENDER COMO O SISTEMA DA LÍNGUA SOFRE INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL. ATUALMENTE MINISTRO ESSA DISCIPLINA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ


O falar regional: Que contribuição a Sociolinguística pode proporcionar ao ensino de língua portuguesa no Brasil?


Yvantelmack: AO TENTAR COMPREENDER O FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS LINGUÍSTICOS E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE EM QUE ESSES SISTEMAS SÃO USADOS, A SOCIOLINGUÍSTICA PODE LANÇAR LUZES SOBRE COMO OS INDIVÍDUOS APREENDEM O SISTEMA DE SUA COMUNIDADE, BEM COMO ESCLARECER PONTOS IMPORTANTES ACERCA DE COMO A LÍNGUA É EFETIVAMENTE USADA PELOS FALANTES, PROPORCIONANDO UMA VISÃO MAIS AMPLA DO FENÔMENO LINGUÍSTICO SEM SE RESTRINGIR A MERAS REGRAS PRESCRITIVAS DO USO NORMATIVO DO SISTEMA.


O falar regional:  Sobre os estudos sobre O falar de Fortaleza, você tem alguma experiência no assunto? Gostaria da sua posição sobre a questão. O que você acha dos estudos feitos até agora?
Yvantelmack: OLHA CONHEÇO POUCO A RESPEITO DESSE ASSUNTO. SEI QUE HÁ UM TRABALHO DO PROFESSOR JOSÉ LEMOS MONTEIRO A RESPEITO DO FALAR CULTO DE FORTALEZA. PARA ESSE TRABALHO FOI CONSTITUÍDO UM CORPUS (PORCUFORT); SEI TAMBÉM QUE A PROFESSORA ALUIZA DESENVOLVE TRABALHOS NESSA ÁREA. MAS MEU CONHECIMENTO ACERCA DESSAS PESQUISAS É  POUCO.


O falar regional: Sobre  a polêmica que se tem  gerado  ultimamente em torno do livro didático "Por uma vida melhor", qual a sua posição a respeito?


OLHE, O LIVRO CUMPRE O PAPEL QUE LHE É EXIGIDO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ESTABELECIDOS EM 1997, A PARTIR DE UMA EXIGÊNCIA DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (ldb) DE 1996). O LIVRO DESTACA A NECESSIDADE DE CONHECERMOS AS DIVERSAS VARIEDADES DE PORTUGUÊS QUE EXISTEM E SÃO UTILIZADAS NO BRASIL. HÁ DE SE CONSIDERAR, PORÉM, QUE HÁ UM CONJUNTO DE INTERESSES POLÍTICOS, ALHEIOS AO ENSINO DE LÍNGUA E ÀS SUAS VARIEDADES, QUE DEFENDE A MANUTENÇÃO DE UM SISTEMA DE ENSINO RETRÓGRADO E INÚTIL QUE VEMOS SE REPETIR AO LONGO DE DÉCADAS EM NOSSO PAÍS. QUAL A REAL INTENÇÃO POR TRÁS DESSA POLÊMICA É DIFÍCIL DIZER, É FÁCIL, NO ENTANTO, DIZER QUE O LIVRO ESTÁ DE ACORDO COM AQUILO QUE O MEC EXIGE PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E QUE VAI AO ENCONTRO DOS INTERESSES DA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL. É NECESSÁRIO QUE NOSSA ESCOLA FORME EFICIENTES LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS E NÃO ENTREGUE À SOCIEDADE INDIVÍDUOS QUE CONHECEM MEIA DÚZIA DE REGRAS GRAMATICAIS, MAS NÃO SABEM ESCREVER NEM COMENTAR O QUE LERAM.






Por Priscila

Nenhum comentário: